Jovem que deixou bilhete em parada diz também ter levado choque

Jovem que deixou bilhete em parada diz também ter levado choque

Valtair Jardim de Oliveira morreu na terça-feira após ser eletrocutado em uma parada de ônibus

Correio do Povo

Jovem que deixou bilhete de alerta também recebeu um choque

publicidade

Um dos depoimentos mais aguardados pelo titular da 1ª Delegacia de Polícia, Paulo César Jardim – que investiga o caso da morte de um jovem eletrocutado em Porto Alegre -, foi o de quem havia escrito um bilhete de alerta de que a parada de ônibus da avenida João Pessoa estava dando choques. O papel foi encontrado no local onde o estudante e músicoValtair Jardim de Oliveira, de 21 anos, o Vavá, caiu morto na noite de terça-feira após se encostar na estrutura metálica. No final da manhã desta quinta-feira, Bárbara Lopes Pereira, 18 anos, apareceu na delegacia, trazendo a agenda da qual arrancou a página 15 para deixar colado, com um chiclete, o alerta na parada de ônibus. Ela mostrou um rascunho, com a redação do início da mesma mensagem, que ficou na página 14 da agenda.

A própria jovem levou uma descarga elétrica horas antes de Vavá morrer eletrocutado e, por isso, decidiu deixar o alerta. “Sentei para esperar o ônibus e fui espirrar para trás, apoiando a mão no ferro, levando então o choque”, recordou. Ela estava acompanhada de uma irmã, que conseguiu puxá-la para longe. A jovem acredita que não morreu por pouco e atribuiu a isso o fato de talvez não ter colocado as duas mãos no metal energizado. “Também levantei os pés no momento do espirro”, lembrou, acrescentando que o choque elétrico produziu dor e dormência na mão e no braço, mesmo depois de ter sido afastada do metal.

Bárbara contou que sempre espera o ônibus naquele local, mas desconhecia a gravidade do perigo. Ela ficou sabendo que outras pessoas já haviam levado choque elétrico na mesma noite que acabaria sendo fatal para o estudante. Ainda pela manhã, a EPTC realizou vistoria em várias paradas de ônibus da cidade, como no bairro IAPI, na zona Norte da Capital.

A prefeitura deve prosseguir com vistorias. Além de 200 unidades fora dos corredores de coletivos, a revisão inclui estações dos corredores: João Pessoa, com oito paradas; Azenha, com quatro; Bento Gonçalves, dez; Osvaldo Aranha, seis; Farrapos, 12; Assis Brasil, 14; Sertório, seis; 3ª Perimetral, 42, e Baltazar de Oliveira Garcia, 18.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895