Jovens ficam apreensivos com a vinda de novo papa ao Brasil

Jovens ficam apreensivos com a vinda de novo papa ao Brasil

Jornada da Juventude será realizada em julho no Rio de Janeiro

Danton Júnior / Correio do Povo

publicidade

A notícia da renúncia do Papa Bento XVI causou apreensão entre os jovens que preparam-se para ir à Jornada Mundial da Juventude, encontro da Igreja Católica que ocorre de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. A presença do Sumo Pontíficie estava confirmada. Segundo a Arquidiocese do Rio, o evento irá ocorrer mesmo sem a presença de Bento XVI. Antes de renunciar, o Papa havia afirmado a Jornada seria realizada por ele ou por seu sucessor.

• Novo Papa será eleito por cardeais reunidos em conclave
• Vaticano deve anunciar novo Papa para a Páscoa
• Bento XVI é o quarto Papa a renunciar na história

A pergunta que todos fazem, agora, é quem virá ao encontro no Rio de Janeiro. "Ficamos muito apreensivos com esta questão de quem vai ser o Papa e como ele vai lidar com os jovens", afirma a bancária Paula Cavalheiro, 20 anos, que mora em Porto Alegre e integra o Grupo de Jovens Amigos Cristãos (GJAC), que estará na Jornada da Juventude.

"Fica aquele medo: será que vem o mesmo número de jovens com a troca de Papa? Acredito que continue a mesma coisa e rezamos para que o próximo seja tão bom quanto esse." O grupo do qual ela faz parte tentará entregar uma bandeira com o símbolo do GJAC ao futuro Papa.

Mesmo sendo conhecido como severo, ligado ao fortalecimento da doutrina católica, Bento XVI conquistou popularidade entre os jovens. "Apesar de ele ser um Papa mais centrado e erudito, foi muito amável conosco. Ele trabalhou muito pela juventude, nos guiando e nos trazendo coisas novas", observa Paula. De acordo com ela, o alemão foi um líder diplomático, que soube abrir as portas do Vaticano. "Foi muito interessante a relação que ele teve com outras religiões. Espero que o próximo Papa dê continuidade."

O estudante Teylor Poletto, 18, que também vai à Jornada da Juventude, disse ter ficado "impactado" com a notícia. "A princípio estava tudo certo (para Bento XVI vir ao Brasil em julho). Agora ficamos pensando: quem vai ser? Será que vai ser bem acolhido?", afirma o jovem. Segundo ele, a expectativa é de que o próximo líder da Igreja Católica dê continuidade ao trabalho de Bento XVI e tenha proximidade com a juventude.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895