Jovens viajam de Bento Gonçalves a Porto Alegre em bote inflável

Jovens viajam de Bento Gonçalves a Porto Alegre em bote inflável

Dupla navegou pelos rios das Antas, Taquari e Jacuí, até chegar ao Gasômetro pelo Guaíba

Ronaldo Berwanger / Correio do Povo

A viagem acabou na Usina do Gasômetro

publicidade

Uma viagem inédita e inusitada. O desafio idealizado por dois jovens de Bento Gonçalves era chegar à Capital usando apenas um bote inflável de 3m50cm de comprimento por 1m10cm de largura, com uma estrutura resinada no casco. E eles conseguiram.

A empreitada dos estudantes de 21 anos Mateus Antonio Faggion e Willian Bergold começou às 6h50min de sexta-feira. Após comprar o bote, a dupla providenciou uma lona plástica amarrada com fios de náilon, para amenizar o calor, além de provisões para uma viagem de três dias, como saco de dormir, agasalhos, alimentos e água.


Dupla navegou pelos rios das Antas, Taquari e Jacuí, até chegar ao Gasômetro pelo Guaíba / Foto: Jairo Winck / Especial CP

"Queríamos fazer algo que ninguém havia feito até o momento, já que somos considerados verdadeiros aventureiros”, orgulha-se Faggion.

Os jovens desceram as corredeiras dos rios das Antas e Taquari, entraram no Jacuí até chegar à Usina do Gasômetro pelo Guaíba, em Porto Alegre, por volta das 17h30 deste domingo. Neste trajeto, dormindo em ilhas da região, a dupla enfrentou diversas dificuldades, como o mau tempo e as fortes correntezas.

“Choveu por duas noites seguidas, molhando roupas e alimentos. De Bento a Roca Salles, enfrentamos uma forte correnteza. Em Muçum, a força da água quase virou o barco”, contou Faggion.

Para o estudante, o melhor momento da viagem foi presenciado em Bom Retiro do Sul: “Chegamos à cidade e nos deparamos com um desnível considerável do rio. No local tinha uma eclusa, que funciona como degraus ou elevadores para navios. Lá tinha uma comporta separando os dois níveis do rio. Apesar das dificuldades, conseguimos negociar uma carona com um navio e descemos, foi sensacional”, finalizou.

Vídeo gravado pelo repórter da Rádio Guaíba Luciano Nagel:




Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895