Juiz autoriza casamento civil entre mulheres em Caxias do Sul

Juiz autoriza casamento civil entre mulheres em Caxias do Sul

Magistrado determinou envio de ofício sobre o caso a todas repartições para servir de exemplo

Rádio Guaíba

publicidade

A Justiça de Caxias do Sul autorizou, nesta quarta-feira, o primeiro casamento homossexual na Comarca da cidade da Serra gaúcha. A decisão é do juiz Sérgio Fusquine Gonçalves, que atua na  Vara da Direção do Foro do município.  O tabelião do Serviço Notarial suscitou dúvida referente à habilitação para o casamento civil entre duas mulheres, visto que não existe previsão legal para o matrimônio civil entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo o magistrado, a falta de previsão no ordenamento jurídico brasileiro faz com que a Justiça tenha que decidir sobre o tema. Outra questão é que o casamento entre pares homoafetivos não é novidade no direito comparado, visto que há mais de uma década, existe esse tipo de união em muitos países.

Com relação ao contexto brasileiro, o juiz afirma que são inúmeras as decisões judiciais que concedem aos casais homossexuais o direito à adoção conjunta, diretos sucessórios e previdenciários, partilha de bens e guarda de filhos em comum, nos mesmos moldes do que é realizado em uniões heteroafetivas. Foi autorizado o casamento civil entre as mulheres e determinado o envio de ofício, em caráter normativo/orientativo, a todas as serventias com atribuição de realizar casamentos no âmbito da Comarca de Caxias do sul, com cópia da decisão, para que tomem como exemplo.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895