Justiça confirma reintegração de posse na zona Sul da Capital

Justiça confirma reintegração de posse na zona Sul da Capital

Famílias devem começar a ser retiradas de área no Aberta dos Morros às 8h

Rádio Guaíba

publicidade

As famílias que ocuparam terreno em uma das extremidades da avenida Celestino Bertolucci, bairro Aberta dos Morros, na zona Sul de Porto Alegre, terão que deixar o local nesta terça-feira. A desocupação está marcada para ocorrer a partir das 8h. No fim de julho, a retirada foi suspensa. A Brigada Militar argumentou que faltaram meios para executar a determinação judicial. Não havia caminhões suficientes para a retirada dos ocupantes, sustentou a corporação.

A defesa do proprietário do terreno garantiu, na época, que foram disponibilizados os meios para a retirada. O oficial de justiça Luis Guerrero Gracia confirmou que, para esta terça, há veículos suficientes para transportar os pertences das famílias e gente para garantir o cumprimento da medida. Disse, ainda, que a Brigada Militar confirmou o efetivo necessário. Ele também informou não constar, no mandado, indicação do Estado para o destino das famílias.

Pela manhã, a iminência de reintegração de posse levou as famílias a bloquear o trânsito em vias centrais da Capital, como a Mauá e a Júlio de Castilhos. O protesto durou cerca de três horas. O trânsito só foi liberado depois que líderes comunitários saíram da Prefeitura com a garantia de que o município vai estudar a desapropriação de algumas áreas para a criação de assentamentos. Com o documento assinado pela Prefeitura, o grupo pretendia cobrar, hoje, na Justiça, o cancelamento da reintegração. Centenas de famílias permanecem no terreno da Celestino Bertolucci, há mais de quatro meses.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895