Justiça do Trabalho confirma aposentadoria compulsória de funcionários do GHC

Justiça do Trabalho confirma aposentadoria compulsória de funcionários do GHC

Servidores tinham recorrido contra desligamento dos que tinham acima de 75 anos

Correio do Povo

Hospital frisou estar cumprindo a lei

publicidade

A Justiça do Trabalho confirmou, nesta sexta-feira, que é legal a aposentadoria de funcionários do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) com idade superior a 75 anos. O hospital havia comunicado sobre o desligamento dos 75 colaboradores ainda em janeiro de 2021, mas uma liminar impedia o encerramento dos contratos.

A decisão foi da juíza do Trabalho Substituta, Raquel Gonçalves Seara. Ela avaliou que o fim dos contratos obedece ao que está estabelecido na Emenda Constitucional nº 103/2019. “Não há razão de ser quanto à extensão dos efeitos do plano de demissão voluntária aos trabalhadores com mais de 75 anos de idade, pois a partir de então o contrato está extinto, não havendo se falar em discriminação etária, mas antes em simples observância à determinação constitucional”, informou.

De acordo com o advogado Benoni Rossi — responsável pela defesa do hospital —, a decisão "confirma a correção do procedimento legal do GHC e serve como um marco para outras instituições da mesma natureza".

Em nota, o Grupo Hospitalar Conceição informou que, como gestores, a Diretoria tem a responsabilidade de fazer cumprir a legislação. “Trata-se de imposição legal, trazida pela emenda constitucional nº 103/2019. (...) Queremos registrar nosso respeito à história de cada um dos profissionais que está tendo seu contrato rescindido e externar nosso reconhecimento por todo trabalho.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895