Justiça manda reintegrar funcionários da Webjet demitidos

Justiça manda reintegrar funcionários da Webjet demitidos

Audiência com representantes das duas partes ficou agendada para 18 de dezembro

Tiago Medina / Correio do Povo

Funcionários demitidos protestaram no Salgado Filho no dia 26 de novembro

publicidade

Uma decisão da Justiça determinou que a companhia aérea Gol reintegre os 850 funcionários da Webjet que foram demitidos no fim do mês passado, devido à fusão entre as duas empresas. A decisão do juiz Bruno de Paula Vieira Manzini, do Tribunal de Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, atende uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho do Rio.

Uma audiência entre representantes das companhias e dos funcionários ficou agendada para as 12h de 18 de dezembro, quando a companhia terá de apresentar uma proposta de quitação das verbas trabalhistas e de realocação dos funcionários. Na semana passada, a Gol descartou a possibilidade de rever as demissões.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a sentença garante antecipação dos efeitos de tutela e declara a nulidade das dispensas dos empregados da Webjet.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Gol informou que não foi comunicada judicialmente sobre a ordem que determina o reingresso dos funcionários e, por isso, a empresa ainda não se manifestará sobre o assunto.

Funcionários seguem desempregados

Apenas em Porto Alegre, 300 funcionários perderam o emprego na ocasião. Parte deles participou de protestos no aeroporto Salgado Filho nos dias seguintes às demissões.

Conforme o diretor do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Leonel Montezana, todos os funcionários demitidos em novembro ainda estão desempregados. Ele lembrou que uma das determinações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que a fusão fosse autorizada era a preservação dos empregos de ambas as companhias. Desde então, porém, cerca de 2 mil funcionários foram para a rua, segundo dados do Ministério Público do Trabalho do Rio.

“Já se notou o aumento expressivo nas passagens aéreas. Tudo em decorrência do que a Gol trouxe para os trabalhadores”, apontou Montezana, que comemorou a decisão judicial: “É uma notícia boa e esperada”.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895