La Salle Dores busca parceiros para concluir construção de centro cultural em Porto Alegre

La Salle Dores busca parceiros para concluir construção de centro cultural em Porto Alegre

Terreno no Centro, quase em frente à Casa de Cultura Mario Quintana, liga as ruas Riachuelo e dos Andradas

Correio do Povo

Terreno atrás de tapumes na Rua dos Andradas

publicidade

Há alguns anos, quem passa na Rua dos Andradas, no Centro da Capital, quase em frente à Casa de Cultura Mario Quintana, só que do outro lado da via, enxerga um terreno em obras coberto por tapumes. O que algumas pessoas mais novas não saibam, mas ali funcionava o antigo Ginásio das Dores, pertencente ao Colégio La Salle. A instituição busca parceiros para a segunda etapa de um restauro iniciado em 2008, a fim de estabelecer um centro cultural no local.

Inaugurado em 1937, o ginásio integrava o projeto de ampliação do complexo educacional, criado três décadas antes. O terreno, que liga a Rua Riachuelo com o prédio da Andradas, facilitava o acesso dos alunos para os bondes. Em seguida, foi construído um pórtico no terreno e encomendado o projeto de um novo prédio ao arquiteto José Lutzenberger. De estilo eclético e inspiração neoclássica, a construção abrigou a escola até o final da década de 50. A partir de então, sem nenhuma manutenção, o local sofreu a ação do tempo e se degradou, perdendo seus elementos arquitetônicos, principalmente na parte interna.

Segundo o coordenador de Patrimônio da Rede La Salle, Sandro Baruffi, o Centro Cultural da instituição deverá proporcionar uma reflexão sobre a valorização dos espaços da cidade. “O local sediará exposições artísticas, encontros, palestras, pequenas peças de teatro, espaços de convivência e coworking, entre outras atividades deste porte”, explicou. O projeto se baseia em um enfoque sustentável economicamente e do ponto de vista socioambiental. Para isso, contará com espaço comercial (cafeteria, gastrobar, livraria), espaço multiuso e espaço cultural. Atualmente, por seu valor histórico e arquitetônico, faz parte de uma das edificações do Centro Histórico listada pelos órgãos de preservação municipal, como “Imóvel de Estruturação em Área Especial de Interesse Sócio-Cultural”, ou seja, indicado para preservação.

REUTILIZAÇÃO - As tratativas para o restauro e reutilização do prédio como Centro Cultural La Salle iniciaram em 2008. Por meio do Programa Monumenta, foram investidos R$ 1.388.157,89 acrescidos de R$ 122.158,46 de recursos da Rede La Salle. A primeira etapa já foi finalizada. Nesta fase, foram executadas diversas intervenções construtivas. Para a segunda etapa, estão previstas a construção na parte posterior do prédio e a complementação de obras para o funcionamento do centro de cultura, como torre de elevador para possibilitar a acessibilidade, sanitários, bar/copa/cozinha, depósito e reservatório com capacidade de abastecimento de água.

Neste ano, será iniciada uma nova etapa do projeto de restauro via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Com isso, a Rede La Salle busca novos parceiros para a execução da segunda fase do projeto, por isso, ainda não há previsão de conclusão da obra. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail atendimento@lasalle.org.br ou pelo telefone (51) 3358-3600.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895