Lagoa do Peixe é ninho de aves migratórias

Lagoa do Peixe é ninho de aves migratórias

Festival divulga atividades de unidade de conservação em Mostardas

Correio do Povo

Parque Nacional da Lagoa do Peixe abriga 270 espécies de aves registradas, entre as residentes e as que migram para o santuário

publicidade

Em uma parceria do Parque Nacional da Lagoa do Peixe (Parna) com a Prefeitura de Mostardas, teve início nessa quinta-feira, a 11ª edição do Festival Brasileiro de Aves Migratórias do Parque. O evento, que ocorre em Mostardas e vai até o próximo dia 16, é a principal atividade de divulgação da unidade de conservação e de educação ambiental da região, segundo o chefe do Parna, Hellen Florez Rocha, bióloga analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A unidade tem 270 aves registradas, entre residentes e migratórias. Em quatro dias de realização, o festival oferece palestras, minicursos, seminários, exposições e oficinas, além de atrações artísticas e culturais. Ontem, primeiro dia do evento, ocorreu a recepção aos visitantes, a partir das 8h30min. Também foram realizadas atividades de educação ambiental, pela manhã e à tarde, com professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino. Para a noite, a partir das 19h, foram programadas palestras. Nesta sexta-feira, ao longo do dia e à noite, ocorrerão atividades de educação ambiental, minicursos, reunião de prefeitos, chimarreada, apresentações artísticas, palestras e shows.

Hellen diz que a expectativa é que participem do evento em torno de 5 mil pessoas, entre estudantes secundaristas, universitários, observadores de aves, ambientalistas e integrantes da comunidade local. O chefe do Parna da Lagoa do Peixe destaca que o festival surgiu em 2000 e está se tornando conhecido nacionalmente, principalmente no universo do turismo de observação de aves.

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participa do evento com minicurso, atividades com alunos e professores da rede municipal e funcionários que fazem o atendimento ao público. O coordenador da Base Regional do Rio Grande do Sul do Projeto Albatroz, Augusto Costa, é o responsável pelo minicurso “Biologia e Conservação de Aves Marinhas”, que integra a programação técnico-científica do festival. O evento ocorre nesta sexta-feira, das 13h15min às 17h30min, no sábado, das 8h15min às 17h30min, e no domingo, das 8h30min às 12h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcelo Gama, em Mostardas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895