Laudo confirma que morte de peixes no Sinos foi causada por esgoto doméstico

Laudo confirma que morte de peixes no Sinos foi causada por esgoto doméstico

Segundo Corsan, despejo irregular nas águas provocou falta de oxigênio para os cardumes

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

O titular da Promotoria Regional do Meio Ambiente, Daniel Martini, informou, na tarde desta sexta-feira, que o resultado da análise da Corsan nas águas do rio do Sinos confirmou que a falta de oxigênio foi a principal causa da mortandade de 16 toneladas de peixes, em dezembro do ano passado. Conforme Martini, o descarte de esgoto doméstico nas águas é o causador da redução de oxigênio. O resultado da análise das amostras foi entregue ontem ao Ministério Público (MP). No início da semana, Martini já havia revelado à Rádio Guaíba que nos animais mortos foram encontrados cromo e cobre, elementos que também contribuiram para a mortandade.

O promotor confirmou que os dois produtos químicos costumam ser usados no tratamento de couro, mas não adiantou que empresa despejou indevidamente o material no Sinos. Os laudos técnicos apontaram que os danos no fígado dos animais foram causados pelo cromo e pelo cobre.

Dezenas de indústrias tiveram as emissões de efluentes fiscalizadas durante dezembro e o início deste ano. Martini promoveu um Termo de Ajustamento de Conduta com duas empresas de Igrejinha que estavam com os índices em desacordo com a legislação ambiental. Ele prefere não identificar quais foram as unidades.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895