Legado da Copa: População ansiosa pelo término das obras

Legado da Copa: População ansiosa pelo término das obras

Porto-alegrenses aguardam ansiosamente as passagens subterrâneas da Anita Garibaldi e da Cristóvão

Rafael Peruzzo

Porto-alegrenses aguardam ansiosamente as passagens subterrâneas da Anita Garibaldi e da Cristóvão

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Boa parte das obras que ainda estão em andamento devem ficar prontas este ano. É o caso do prolongamento da avenida Severo Dullius, considerado fundamental para o desafogo da avenida Sertório. Os veículos que chegam à Capital via avenida dos Estados e BR 116 poderão ter acesso à Zona Norte diretamente pela Sertório, sem precisar acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. Outras duas obras que os porto-alegrenses aguardam ansiosamente são as passagens subterrâneas da rua Anita Garibaldi e da avenida Cristóvão Colombo. Ambas deverão ser entregues até o final de 2016.

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“Na Anita, por exemplo, tivemos que retirar árvores, fazer desapropriações, para depois iniciar a obra”, justifica Urbano Schmitt. A duplicação da avenida Tronco é a obra mais complexa e que demandará mais tempo, assim como a instalação completa dos BRTs nas avenidas Protásio Alves, Bento Gonçalves, João Pessoa e Padre Cacique.

“A primeira etapa da Protásio foi entregue (troca do tipo de asfalto). Na Bento, estamos entregando agora em julho e na João Pessoa somente no ano que vem porque uma das empresas contratadas enfrentou problemas judiciais”, acrescentou o secretário de Gestão de Porto Alegre.

Mobilidade mudou com algumas melhorias

Se por um lado, ainda há bastante coisa a ser feita, por outro, os cidadãos já usufruem de obras que não só mudaram a paisagem da cidade mas, principalmente, trouxeram melhorias na questão da mobilidade urbana. Entre elas, o viaduto Pinheiro Borda, que facilitou o fluxo de veículos no sentido Zona Sul/Centro. As ruas do entorno do Beira-Rio e a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva também já são utilizadas pela população há um bom tempo. Mais recentemente, em março do ano passado, foi inaugurado o eixo principal do viaduto da Bento Gonçalves.

Na semana passada, a obra teve sua entrega finalizada completamente, incluindo o acesso à Bento, em direção a Viamão, para os veículos que se deslocam no sentido Norte-Sul da 3ª Perimetral. O viaduto da Júlio de Castilhos, considerado uma obra do Complexo da Rodoviária, ficou pronto para a Copa do Mundo.

“A primeira Matriz de Responsabilidade, que era específica da Copa, incluía as ruas do entorno do Beira-Rio, a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva, o corredor de ônibus da Padre Cacique e o viaduto Pinheiro Borda. Estas eram as obras da Copa propriamente dita. As demais, eram obras de tamanha magnitude e não tinham como serem feitas até a Copa”, finaliza Schmitt.

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