Levantamento diz que 82% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo fumo

Levantamento diz que 82% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo fumo

Brasil gastou quase R$ 21 bilhões no tratamento de doenças relacionadas ao tabaco no ano passado

Agência Brasil

publicidade

Um levantamento feito pela organização não governamental (ONG) Aliança do Controle do Tabagismo (ACT) revelou que 82% dos casos de câncer de pulmão no Brasil são causados pelo fumo. Além disso, segundo a ONG, o Brasil gastou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 para tratar doenças relacionadas ao tabaco. Os gastos somaram quase R$ 21 bilhões no ano passado. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta quarta-feira, 29 de agosto, em todo o País. Em Porto Alegre, funcionários, médicos e pacientes do Hospital Ernesto Dornelles fizeram uma caminhada para incentivar hábitos saudáveis e alertar para os riscos do cigarro.

Além dos casos de câncer de pulmão, de acordo com os dados da ACT, outros problemas de saúde também são provocados pelo cigarro: 83% dos casos de câncer de laringe estão relacionados ao tabagismo, 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide têm relação com o hábito de fumar.

Para o pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues, os números mostram o impacto do vício na saúde. De acordo com médico, o tabagismo cria dependência química, física e psicológica, o que influencia no tratamento. “É muito importante que a pessoa entenda a relação dela com o cigarro. Ela tem que entender por que fuma, por que deseja parar de fumar e onde está a dificuldade, por que não parou até agora”, explica.

O cigarro vicia porque o principal componente – a nicotina – faz com que o cérebro libere dopamina, hormônio que dá uma sensação agradável. O organismo do fumante passa a pedir doses maiores de nicotina para que a sensação se repita e a pessoa sente necessidade de fumar cada vez mais. Os males causados pelo fumo não são apenas relacionados ao sistema respiratório. Segundo Mônica Andreis, vice-diretora da ACT, as pessoas ligam o cigarro somente ao câncer de pulmão. “Ele também causa câncer de bexiga, boca, língua, faringe, problemas de fertilidade e derrame cerebral.”

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895