Liminar libera servidores da Saúde de compensar dias não trabalhados na Copa

Liminar libera servidores da Saúde de compensar dias não trabalhados na Copa

Categoria corria risco de desconto no salário

Rádio Guaíba

publicidade

Servidores do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul não precisarão compensar as horas não trabalhadas durante a Copa. A liminar foi proferida pela 1ª Vara Federal de Porto Alegre. A redução no expediente em dias de jogo havia sido determinada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

A ação foi impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Estado do RS (Sindisprev/RS) contra a decisão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NERS) que estabeleceu a compensação de períodos de folga em função da Copa. De acordo com o Sindisprev, as alterações no funcionamento de órgãos públicos foram adotadas pela Administração Federal em interesse próprio, visando a reduzir a circulação de pessoas nos dias em que aconteciam partidas da seleção brasileira ou nas capitais. O Sindisprev defendeu, ainda, que não foi dada aos funcionários a opção de permanecer trabalhando nesses horários.

A juíza federal Marciani Bonzanini entendeu que os servidores ficaram à disposição para o trabalho e não tiveram ingerência na saída antecipada do serviço. Já o Ministério da Saúde previa a possibilidade de desconto de salário em caso de não compensação do trabalho até 30 de setembro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895