Litoral Norte é a nova região urbana do Estado, declara coordenador do IBGE

Litoral Norte é a nova região urbana do Estado, declara coordenador do IBGE

Região apresenta o maior crescimento populacional do RS, conforme Censo 2010

Danton Júnior / Correio do Povo

publicidade

Para o coordenador de divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Estado, Ademir Koucher, o crescimento populacional abaixo do esperado no Rio Grande do Sul está relacionado à redução na taxa de fecundidade. De acordo com ele, a região que mais aumentou sua população no período foi o Litoral Norte. "É a nova região urbana do Estado", disse.

Os quatro principais municípios com maior crescimento anual médio no Rio Grande do Sul são da região: Xangri-Lá (4,23%), Arroio do Sal (3,92%), Balneário do Pinhal (3,83%) e Imbé (3,74%). Segundo o IBGE, o crescimento no Estado foi de 4,98% em dez anos, o menor do País.

O município com maior presença proporcional do sexo masculino é Charqueadas, devido à Penitenciária de Alta Segurança (Pasc). São 124 homens para cada grupo de 100 mulheres. Em Porto Alegre, ocorre o inverso. A Capital registra 86 homens para cada 100 mulheres. "As mulheres historicamente migram para os grandes centros", ressaltou Koucher.

Em 0,4% dos domicílios gaúchos, os recenseadores não conseguiram obter os dados. "É cada vez mais difícil encontrar pessoas em casa", explicou Koucher. Por isso, segundo ele, a população total foi estimada para completar os dados.

Os demais dados que integram o Censo 2010 serão analisados e divulgados em abril de 2011. "Esperamos que sirva para contribuir com políticas públicas e investimentos privados, mostrando a realidade da população brasileira", afirmou o chefe da unidade estadual do IBGE, José Renato Braga de Almeida.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895