Geral

Litoral Norte tem dois pontos impróprios para banho, aponta Fepam

Em todo o Estado, dez locais foram considerados sem condições de balneabilidade

Lagoa do Peixoto, em Osório: Prefeitura quer reverter situação. Foto: Divulgação
Lagoa do Peixoto, em Osório: Prefeitura quer reverter situação. Foto: Divulgação Foto :
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontou que o Litoral Norte do Estado tem dois pontos impróprios para banho: a barra do Rio Mampituba, em Torres, e a Lagoa do Peixoto, em Osório. Foram monitorados 33 locais na região. De 84 pontos de amostragem em todo o Rio Grande do Sul, 74 apresentaram condições próprias – 88% do total.

Os números fazem parte dos primeiros resultados do Projeto Balneabilidade, divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente neste fim de semana. A Fepam verificou ainda três pontos impróprios no Litoral Médio, de um total de 19, e cinco dos 15 da região do Guaíba. No Litoral Sul, todas as estações apresentaram condições para banho, assim como as 12 da bacia hidrográfica do Uruguai.

Uma praia é classificada como imprópria para banho sempre que se apresentar contaminada por bactérias provenientes de esgoto em no mínimo duas das últimas cinco amostras realizadas, de acordo com a resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As primeiras amostras foram coletadas em 12 de novembro.

PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Litoral Norte:
Foz do Rio Mampituba, em Torres
Lagoa Peixoto, em Osório

Litoral Médio:
Hotel Pontal, em Tapes
Arroio Velhaco, em Arambaré
Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul

Região do Guaíba:
Balneário Sans-Souci, em Eldorado do Sul
Praia da Florida, em Guaíba
Praia da Alegria, em Guaíba
Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro
Passo do Verde, em Santa Maria



Bookmark and Share