Lodo no Rio do Sinos prejudica abastecimento em quatro cidades

Lodo no Rio do Sinos prejudica abastecimento em quatro cidades

Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha sofrem com alta turbidez da água

Correio do Povo

Rio do Sinos sofre com excesso de lama na água

publicidade

A alta turbidez do Rio dos Sinos prejudica a produção de água tratada na estação de tratamento de Campo Bom. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o problema pode afetar o abastecimento em Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha, pois o sistema das quatro cidades é integrado.

A estação de tratamento precisou ser desligada na madrugada deste sábado por não ter condições de tratar a água bruta (in natura) captada no manancial. A situação decorre do transbordamento de açude em São Francisco de Paula e deslizamentos de terra, ocasionando presença de lodo no rio.

De acordo com a Corsan, a turbidez normal do Sinos é de 50 NTU; hoje está em 10.000 NTU. Em Taquara, onde o índice chegou a 20.000 NTU na noite de sexta, o tratamento e o abastecimento estão sendo restabelecidos gradualmente, segundo a empresa. Turbidez é a presença de materiais em suspensão na água, o que reduz a sua transparência e dificulta a absorção e reflexão da luz. 

A Corsan informou que a normalização completa do fornecimento de água depende da redução de turbidez da água bruta, o que poderá ocorrer na noite deste sábado. As equipes da Companhia realizam testes e monitoram as condições da água.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895