Lotação de catamarãs da rota Porto Alegre-Guaíba supera expectativas

Lotação de catamarãs da rota Porto Alegre-Guaíba supera expectativas

Concessionária afirma que fluxo atual só era projetado após seis meses de funcionamento

Heron Vidal / Correio do Povo

Em operação há um mês, lotação de catamarãs da rota Porto Alegre-Guaíba supera expectativas

publicidade

Em 31 dias de operação o transporte hidroviário de passageiros entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba movimentou 63.258 pessoas, em mais de 850 viagens. O número superou as expectativas da CatSul, a empresa concessionária do serviço. Na média, desde o dia 28 de outubro foram transportados 2.040 passageiros/dia distribuídos entre 28 viagens diárias de segundas às sextas-feiras, 24 nos sábados e 22 nos domingos.

“Esperávamos receber essa demanda apenas em seis meses de operação”, analisou o diretor da CatSul, Carlos Bernaud. A novidade aos usuários é a manutenção, em dezembro, da tarifa de R$ 6,00 entre segundas e sextas. Conforme Bernaud, o preço da passagem, fixado em licitação, é de R$ 7,00, mas é cobrado somente aos sábados, domingos e feriados. Na avaliação do executivo, a população deixou o automóvel e o ônibus devido à confiabilidade do serviço – são dois barcos catamarãs com capacidade para 122 pessoas, cada um, que realizam o percurso em 20 minutos.

“A pontualidade atrai cada vez mais passageiros. Se há atraso, é de dois minutos”. Além desse fato, a segurança convenceu a população a preferir a viagem hidroviária. Apesar dos ventos de mais de 50 quilômetros por hora, quem está no catamarã nada percebe, garante Bernaud.

Os horários são das 6h30min (Guaíba/Porto Alegre) às 20h (Porto Alegre/Guaíba) de segundas às sextas. Nos sábados, domingos e feriados é das 8h30min às 20h30min. Se houver necessidade, essas escalas poderão ser ampliadas, admite o diretor da CatSul. Se houver interesse do município de Porto Alegre no serviço, a empresa adianta que disputará licitação. Uma estação seria no Barra Shopping Sul.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895