Médicos de planos de saúde paralisam atividades amanhã

Médicos de planos de saúde paralisam atividades amanhã

Ato público está marcado para às 10h desta quarta-feira em Porto Alegre

Tatiane de Sousa / Rádio Guaíba

publicidade

Os médicos de planos de saúde que atuam no Estado suspenderão os atendimentos de consultório e outros procedimentos não urgentes nesta quarta-feira para aderir ao Dia de Paralisação Nacional da categoria em todo o País. No Estado, ocorrerá um ato público às 10h, em frente ao Museu de História da Medicina (MUHM), que ocupa o prédio da Beneficência Portuguesa, no Centro Histórico.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Conselho Regional de Medicina (Cremers) e Associação Médica do RS (Amrigs) recomendam que os profissionais orientem pacientes a reagendar procedimentos. A categoria quer o aumento na remuneração com reajuste anual previsto em normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Conforme o Simers, sem implementação até hoje a prática é comum e é usada para reduzir custos. A plenária estadual aprovou R$ 80 como valor mínimo da consulta a ser negociado com as operadoras.

Propostas de reajuste enviadas à Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM-RS) pela Golden Cross e Unidas (que reúne 28 planos, entre eles Cassi e Geap) foram recusadas pela plenária por ficarem abaixo de R$ 80. Com relação ao reajuste, os médicos lembram que as empresas atualizam anualmente os preços – em 2011, o aumento autorizado pela ANS foi de 6,7%, índice que embute custos de honorários médicos. Mas não há repasse da fatia do aumento que se refere ao trabalho dos profissionais.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895