Médicos do Conceição aprovam acordo com a direção do hospital

Médicos do Conceição aprovam acordo com a direção do hospital

Proposta reduz jornada de trabalho e traz gratificações para tentar solucionar falta de profissionais

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

publicidade

Assembleia de médicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) aprovou, nesta sexta-feira, acordo entre o sindicato da categoria e a direção da unidade de saúde. A negociação entre as partes ocorreu na semana passada, no Ministério Público do Trabalho (MPT). A assembleia foi encerrada há pouco.

A proposta prevê redução da jornada de trabalho de 180h para 150h mensais. Além disso, gratificações, incorporações salariais e manutenção de incentivos para melhorar a remuneração dos médicos. O GHC ainda se comprometeu a buscar apoio no Ministério do Planejamento para criar um fundo de aposentadoria complementar e um plano de carreira para os funcionários. Segundo o Sindicato Médico (Simers), o grupo ficou de levar uma proposta a Brasília em até 60 dias.

Conforme o presidente do Simers, Paulo de Argolo Mendes, o acordo garante avanços, mas não resolve o que classificou de problema sério na instituição de saúde: falta de profissionais. “A remuneração não é capaz de atrair novos médicos e nós estamos com uma carência muito grande, principalmente nas emergências”, disse. Levantamento do Simers aponta a necessidade de 20 médicos na emergência do Conceição, que registra diariamente mais de 600 atendimentos e internações, superando em 150% a capacidade, de 50 leitos.

O acordo não tratou de reajuste salarial para os profissionais. As negociações por melhores salários ocorrem com o Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895