Macaco-prego foge da triagem do Ibama e é recapturado na Cidade Baixa

Macaco-prego foge da triagem do Ibama e é recapturado na Cidade Baixa

Captura mobilizou moradores e trânsito foi bloqueado parcialmente na região

Samantha Klein/Rádio Guaíba

Animal foi avistado em uma árvore no cruzamento entre a João Alfredo e a Aureliano de Figueiredo Pinto

publicidade

Um macaco-prego foi capturado após ser avistado em uma árvore, nas imediações do cruzamento entre a rua João Alfredo e a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Cidade Baixa, na tarde desta sexta-feira. A ação mobilizou moradores, Ibama e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o que bloqueou o trânsito parcialmente na região. O animal fugiu do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, localizado nas imediações.

Macacos-prego são vistos em Porto Alegre após desmatamento
Macaco é resgatado em bairro de Porto Alegre
Urbanização pode ter provocado entrada de macacos-prego na zona Norte da Capital

Ainda não é possível saber se o macaco vai ou não poder voltar à natureza. É necessário realizar um acompanhamento nos próximos meses, segundo o médico veterinário do Centro de Triagem, Paulo Wagner. “Temos que formar um grupo de animais para saber se eles estão em condições físicas de serem soltos no ambiente natural. Por isso, estamos tentando encontrar os demais macacos-prego, avistados na zona Norte”, ressaltou.

Foram vistos cerca de seis macacos-pregos na região do bairro Rubem Berta nos últimos dias. Eles vivem no morro do bairro Agronomia e, possivelmente, estão sendo afetados pela expansão da construção civil na zona Norte.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) orienta que a população informe caso encontre algum macaco com ferimentos, para que seja recolhido e tratado. A Smam atende pelo telefone 3289-7517 e o Ibama pelo número 3214-3405. Os órgãos ambientais pedem que as pessoas não alimentem e nem tentem capturar os macacos-prego.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895