Madrugada será a mais fria do ano até agora no RS

Madrugada será a mais fria do ano até agora no RS

Na Campanha, amanhecer deve ter temperaturas típicas do mês de julho

MetSul Meteorologia

publicidade

O começo de noite muito frio indicava que a madrugada deste sábado será gelada na região. Mais que isso: a madrugada deverá apresentar as menores temperaturas até agora no ano no Estado, com valores mais típicos de julho. Na região de Bagé e Sant´Ana do Livramento, não estão descartadas marcas entre 3º e 5ºC.

Às 23h, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia já acusavam 7ºC em Bagé; 7,9ºC em Jaguarão; 8,1ºC em Sant’ana do Livramento e Dom Pedrito; 8,2ºC em Canguçu; 9,5ºC em Quaraí; 10,0ºC em Rio Grande; e 10,8ºC em Uruguaiana.

A MetSul não afasta a chance de ocorrer a primeira geada do ano na região da Campanha. O amanhecer deve ser muito frio também na região de Pelotas e Rio Grande, com marcas entre 6ºC e 8º C. Fará frio também no oeste gaúcho, onde a região de Uruguaiana pode ter entre 6ºC e 8ºC. No Norte e no Nordeste, o que inclui a Serra, a maior cobertura de nuvens no céu e a umidade mais alta devem impedir o declínio mais acentuado da temperatura.

Na Região Metropolitana, os termômetros devem indicar entre 13ºC e 15ºC ao amanhecer. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões neste sábado, mas na divisa com Santa Catarina haverá maior nebulosidade com chance de chuva ou garoa, especialmente no final do dia.

De acordo com a MetSul, as fortes áreas de instabilidade associadas à frente fria, que avançaram para São Paulo e Rio de Janeiro durante a noite desta sexta-feira, devem recuar em direção ao Sul do Brasil neste fim de semana. Com isso, deve voltar a chover forte em Santa Catarinense e Paraná. O alerta de chuva forte para o Rio Grande do Sul é válido para parte do domingo e para segunda-feira, quando algumas localidades podem registrar até 100mm em 24 horas - a média do mês em apenas um dia.

A instabilidade na segunda-feira será reforçada por um ciclone extra-tropical que pode se formar próximo à costa gaúcha.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895