Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, no Ministério da Justiça, em Brasília, para tratar das imigrações de haitianos e senegaleses. O do Rio Grande do Sul foi representado pela diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cintia Bonder, que foi informada de que o convênio entre Acre e o ministério prevê mais 12 ônibus saindo do Norte em direção ao Sul. Não há certeza de quantos chegarão ao Rio Grande do Sul.
O governo do Acre informou que dois ônibus terão como destino final Porto Alegre, mas não garante que os passageiros venham à capital gaúcha, porque podem ficar em outras cidades do caminho, inclusive fora do Rio Grande do Sul, contou Cintia.
A representante gaúcha revelou ter ficado acertado, ainda, que o fluxo de informações passe a ser mais organizado entre Acre, Ministério da Justiça e estados e municípios destinos dos imigrantes. Um grupo de trabalho foi criado para acompanhar as imigrações. Também foi definida a criação de um marco regulatório para regrar a entrada e o deslocamento de estrangeiros no Brasil.
Mais 12 ônibus devem sair do Acre com imigrantes em direção ao Sul
Pelo menos dois coletivos terão Porto Alegre como destino final