Mais de 28 mil pessoas são imunizadas no Dia D contra a Gripe em Porto Alegre
capa

Mais de 28 mil pessoas são imunizadas no Dia D contra a Gripe em Porto Alegre

Do total, 18.170 foram dos grupos prioritários e 10.453 de pessoas com comorbidades

Por
Correio do Povo

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em 10 de abril e seguirá até 31 de maio

publicidade

O Dia D para vacinação contra a gripe imunizou 28.578 pessoas neste sábado em Porto Alegre. Os números finais serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira. Do número apresentado hoje, 18.170 foram dos grupos prioritários e 10.453 de pessoas com comorbidades. Os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) são parciais e referentes aos números incluídos até as 16h. Oitenta e três postos ficaram abertos das 8h às 17h, com atendimento exclusivo para vacinar contra influenza (gripe) pessoas dos grupos prioritários.

"Na parcial deste ano, tivemos mais de 28 mil pessoas vacinadas, sendo que em 2018 os dados totais do Dia D chegaram a cerca de 27 mil imunizações", avalia a chefe do núcleo de imunizações da SMS, Renata Capponi.

Os grupos prioritários são: crianças de seis meses a menos de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, funcionários do sistema prisional, profissionais da segurança pública e das forças armadas e pessoas com doenças crônicas.

A campanha nacional de vacinação começou em 10 de abril e seguirá até 31 de maio. Em Porto Alegre, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira. O horário varia conforme o local: unidades de saúde atendem das 8h às 17h, a Clínica da Família, na Restinga, das 8h às 20h; e a US Rubem Berta, no bairro Ruben Berta, na zona Norte, atende das 7h às 22h. As quatro unidades de saúde com horário estendido (São Carlos, Ramos, Tristeza e Modelo), atendem das 8h às 22h.