Mais de 40 mil seguem sem luz após temporal no RS

Mais de 40 mil seguem sem luz após temporal no RS

Municípios mais impactados na área de concessão da CEEE Equatorial são Porto Alegre, Camaquã e Rio Grande

Felipe Nabinger

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (25)

publicidade

A forte chuva de quarta-feira causou estragos e provocou falta de energia elétrica na Capital e em vários municípios gaúchos. O temporal deixou mais de 62 mil clientes sem luz no Rio Grande do Sul. Até o início da noite de ontem, a CEEE Equatorial havia restabelecido a energia para 39 mil clientes em sua área de concessão. Conforme a companhia, até às 17h, cerca de 8 mil clientes seguiam com fornecimento interrompido. 

Entre as cidades mais impactadas estão Pelotas, com 1,5 mil clientes, e Porto Alegre, com 800. Outros municípios da Região Metropolitana também registraram falta de energia. A CEEE Grupo Equatorial informa ainda que os prazos para restabelecimento dependem da complexidade de cada situação encontrada. Na área de concessão da RGE, os danos provocados na rede elétrica interromperam o fornecimento para 22 mil clientes de vários municípios. 

Conforme a RGE, a maioria desses clientes se concentra no Vale do Taquari. A energia vai sendo normalizada na medida em que os reparos são concluídos. Em nota, a empresa informa que 'está totalmente mobilizada com suas equipes de atendimento para efetuar os consertos e restabelecer o fornecimento aos 22 mil clientes atingidos, no menor tempo possível'. 

A RGE destaca que o Estado vem enfrentando uma onda de temporais, todos de forte intensidade e com impacto na rede elétrica. Grande parte dos reparos são de alta complexidade e longos deslocamentos de equipes, tanto de caminhonetes como de caminhões.

Falta de energia prejudicou distribuição de água
A falta de energia elétrica causou também problemas no desabastecimento de água na Capital. Quase 30 bairros foram afetados total ou parcialmente pela falta de luz na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo e na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Conforme o Dmae, pela manhã foram retomados os bombeamentos nas estações do sistema. A previsão era de que o abastecimento se normalizasse até o fim da noite.

De acordo com o Dmae, a parada da ETA afetou bombeamentos do sistema Belém Novo e os bairros: Aberta dos Morros, Agronomia (parte), Belém Novo, Belém Velho (parte), Boa Vista do Sul, Campo Novo, Cascata (parte), Chapéu do Sol, Espírito Santo (parte), Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga, São Caetano e Vila Nova. Outra estação que estava parada por falta de energia elétrica desde quarta-feira, devido ao temporal e por falta de energia, é a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha, do sistema Menino Deus.

A luz retornou também pela manhã e a previsão era de que os bombeamentos seriam normalizados até a noite. A situação afetou os bairros com suas comunidades: Medianeira, Cascata, Santa Tereza, Teresópolis, Vila Nova, Glória, Nonoai, Menino Deus, Santo Antonio, Partenon.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895