Mais de 40 motoristas são autuados por estacionamento irregular em parques em Porto Alegre

Mais de 40 motoristas são autuados por estacionamento irregular em parques em Porto Alegre

EPTC informa que problema tem sido recorrente na Capital

Lucas Eliel

publicidade

Pelo menos 42 motoristas foram autuados nesse domingo por estacionamento irregular em parques de Porto Alegre. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 35 foram notificados na Redenção e outros sete no Parque Marinha do Brasil. De acordo com o órgão municipal, o problema tem sido recorrente na cidade. Na Redenção, outras duas pessoas que estavam próximas dos carros precisaram somente ser orientadas a deixar os veículos em outro local.  

Conforme a EPTC, a abordagem aos estacionamentos irregulares nos parques tem ocorrido de duas formas. Se as pessoas estão próximas dos veículos, os agentes fazem uma orientação sobre o erro e avisam os condutores para estacionarem em lugar adequado. Quando não há ninguém por perto, uma multa de R$ 195,23 é aplicada ao motorista e encaminhada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A infração causa menos cinco pontos na carteira

Se os condutores optarem por pagar a multa por meio da carteira digital de trânsito, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS, é possível obter um desconto de 40%. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, o problema voltou com maior frequência por causa da melhora da situação da pandemia hoje no Estado, em que as pessoas se sentem mais confortáveis em frequentar espaços ao ar livre novamente. 

"Importante ressaltar que as pessoas de uma forma geral respeitam as normas de trânsito. Os que estacionam ali são uma minoria, que fazem por desconhecimento das normas. Geralmente, as pessoas recebem bem a orientação de não estacionar nas áreas de lazer", destaca Ramires. Conforme o diretor presidente, o movimento de estacionamentos irregulares já foi maior no período pré-pandemia e tem hoje se estabilizado com o trabalho de fiscalização. 

Estacionamento irregular afeta áreas de lazer 

Segundo o diretor de Áreas Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smam), Alex Souza, o estacionamento irregular dentro dos parques afeta negativamente as áreas de lazer da população que frequenta os espaços. "Por isso existem áreas específicas (estacionamentos regulares) para não conflitar. De acordo com Souza, os condutores também podem procurar vias adjacentes aos parques, para deixarem os carros de forma correta. 

Segundo o diretor, quando a Secretaria recebe informações da EPTC sobre alguma área dos parques estar sendo frequentemente utilizada para estacionamento irregular, são feitas medidas no sentido de mitigar o problema. "À medida que a gente verifica que essas áreas continuam sendo alvo de estacionamento irregular, a gente avalia onde ficam os acessos e geralmente colocamos uma contenção física", afirma. "Se elas (as pessoas) sobem o meio-fio (para estacionar), a gente busca adequar esse espaço físico", acrescenta.

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, enfatiza que nas proximidades dos Parques da Redenção, Marinha do Brasil e Parque Moinhos de Vento, há estacionamentos rotatórios com limite de quatro horas para a população utilizar de forma adequada em finais de semana e feriados, e não precisar entrar com os veículos de forma irregular dentro dos espaços de lazer.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895