Mais de 500 mil crianças devem ser imunizadas contra o sarampo e a paralisia infantil no RS

Mais de 500 mil crianças devem ser imunizadas contra o sarampo e a paralisia infantil no RS

Campanha ocorre entre 8 e 28 de novembro

Rádio Guaíba

publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil abre em 8 novembro, com a expectativa de imunizar, em 20 dias, mais de 11 milhões de crianças, mais de 500 mil delas no Rio Grande do Sul. Em 2014, o Dia D de Mobilização Nacional ocorre em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – vai ter como alvo 596 mil crianças de seis meses de idade até menores de 5 anos no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde reservou cerca de 834 mil doses da vacina em gotas para o território gaúcho. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a oferta da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estejam com esquema vacinal atrasado.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, vai ser aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de 526 mil crianças no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde vai distribuir cerca de 631 mil doses da vacina.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Dez países, porém, seguem registrando casos de paralisia infantil.

Já os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895