Mais dez municípios gaúchos recebem o reconhecimento da situação de emergência
Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e terá vigência de 180 dias
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Na última sexta-feira, o Governo Federal destinou cerca de R$ 30 milhões para atender os municípios afetados no Estado. Os recursos serão aplicados nas ações de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais. Uma equipe técnica da Sedec permanece em solo gaúcho para auxiliar a construção dos Planos de Trabalho.
Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR) – para ações de socorro, assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais – ou o Plano de Trabalho (para medidas de recuperação de danos), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.
Além das cidades gaúchas, São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e em São Miguel do Aleixo, em Sergipe, também foram favorecidas pela portaria e irão receber valores para se recuperar do extenso período de seca.