Mais dez municípios gaúchos recebem o reconhecimento da situação de emergência

Mais dez municípios gaúchos recebem o reconhecimento da situação de emergência

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e terá vigência de 180 dias

Correio do Povo

São Borja é uma das 10 cidades incluídas na portaria publicada nesta segunda-feira

publicidade

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu nesta segunda-feira a situação de emergência em 10 municípios do Rio Grande do Sul. Boa Vista das Missões, Caiçara, Cristal do Sul, Garruchos, Jari, Panambi, Ponte Preta, Santo Antônio das Missões, São Borja e São Jerônimo entraram na lista das cidades que terão auxílio do governo federal para se recuperar dos estragos causado pelas chuvas do início do mês. A portaria já foi publicada no Diário Oficial da União e a vigência é de 180 dias.

Na última sexta-feira, o Governo Federal destinou cerca de R$ 30 milhões para atender os municípios afetados no Estado. Os recursos serão aplicados nas ações de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais. Uma equipe técnica da Sedec permanece em solo gaúcho para auxiliar a construção dos Planos de Trabalho.

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR) – para ações de socorro, assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais – ou o Plano de Trabalho (para medidas de recuperação de danos), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Além das cidades gaúchas, São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e em São Miguel do Aleixo, em Sergipe, também foram favorecidas pela portaria e irão receber valores para se recuperar do extenso período de seca.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895