Maranhão renomeia escolas que levavam o nome de ditadores do regime militar

Maranhão renomeia escolas que levavam o nome de ditadores do regime militar

Novos nomes foram definidos em votação na comunidade escolar

Correio do Povo

publicidade

Para marcar o dia em que o golpe militar brasileiro completa 51 anos, o governo do Maranhão modificou o nome de todas as escolas do estado que homenageavam ex-presidentes ditadores. A Secretaria de Estado da Educação indentificou 10 escolas em nove municípios maranhenses que carregavam o nome de personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime militar. As instituições foram renomeadas por meio de um processo de votação feito pela comunidade escolar.

Na capital São Luís, a escola estadual que se chamava Marechal Castelo Branco passará a ser chamada de Unidade Jackson Lago. Em Imperatriz, o Centro de Ensino Castelo Branco será renomeado para CE Vinícius de Moraes. Com o mesmo nome havia também unidades de ensino nos municípios de Caxias, Fortaleza dos Nogueiras e Governador Newton Bello que passarão a se chamar Professora Suely Reis, CE Vera Lúcia dos Santos Carvalho e CE Antônio Macêdo de Almeida, respectivamente.

Uma escola em Timbiras, que tinha o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici passará a ser chamada CE Paulo Freire. Em Loreto ocorreu a mesma troca, e a escola CE Presidente Médici receberá também o nome de CE Paulo Freire.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895