Marcha das Vadias pede fim da violência contra mulher em Porto Alegre

Marcha das Vadias pede fim da violência contra mulher em Porto Alegre

Milhares de pessoas se reuniram em manifestação contra machismo e homofobia

Correio do Povo

A manifestação foi realizada pelo fim da violência contra mulheres, contra machismo e a homofobia

publicidade

Milhares de pessoas, seminuas e com frase pintadas sobre os corpos, além de faixas, realizaram na tarde deste domingo a edição de Porto Alegre da Marcha das Vadias. A manifestação foi realizada pelo fim da violência contra mulheres, contra machismo e a homofobia. O grupo se reuniu no Parque da Redenção, no Monumento ao Expedicionário, e seguiu com os cartazes em direção a avenida Osvaldo Aranha. 

Conforme Cecília Richter, uma das organizadoras, a intenção é modificar a ideia de vitimização das mulheres. “Buscamos o empoderamento, para fazermos autodefesa considerando a solidariedade feminina”, definiu. A manifestação ocorreu também em outras cidades do País neste fim de semana, como São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Aracaju e São Luiz.

A ideia do movimento nasceu no ano passado e passou a ser realizado em diversas cidades do mundo. A origem está em uma declaração de um policial, em palestra no Canadá. Ele argumentou que, para prevenir o estupro, as mulheres deveriam evitar de se vestirem como vadias. Assim, não seriam mais vítimas. Como resposta, as integrantes da marcha fizeram exatamente o contrário, trajando roupas provocantes.


O grupo se reuniu no Parque da Redenção, no Monumento ao Expedicionário, e seguiu com os cartazes em direção a avenida Osvaldo Aranha | Foto: Fabiano do Amaral



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895