Mars One seleciona 1.058 candidatos a exploradores espaciais

Mars One seleciona 1.058 candidatos a exploradores espaciais

Missão ambiciosa pretende fundar colônia em Marte a partir de 2025

AFP

Missão ambiciosa pretende fundar colônia em Marte a partir de 2015

publicidade

O ambicioso projeto holandês Mars One anunciou, nesta quinta-feira, a seleção de pouco mais de mil candidatos a exploradores espaciais. Eles foram pré-selecionados para participar de missão que tentará formar a primeira colônia no planeta Marte, em 2025.

Os escolhidos estavam entre 200 mil candidatos de 140 países, que se inscreveram para fazer parte da primeira onda de colonização do Planeta Vermelho. No total, 1.058 candidatos passaram à segunda fase da seleção. "O desafio era separar os que pensamos ser capazes - mental e fisicamente - para a missão de embaixadores humanos em Marte dos que não levam o desafio a sério", definiu Bas Lansdorp, fundador e presidente da Mars One.

A Mars One vai selecionar agora, em várias fases, os 24 colonos que devem viajar a Marte em seis grupos de quatro pessoas. O detalhe "complicado" da expedição é que os colonos jamais poderão regressar à Terra. O projeto prevê passagem apenas de ida e que os exploradores vivam em pequenos habitats planejados para armazenar águas, produzir oxigênio. Eles terão de encontrar fontes viáveis de sobrevivência e cultivar seus próprios alimentos.

O projeto enfrenta muito ceticismo, mas entre seus apoiadores está o Nobel holandês Gerard 't Hooft, ganhador do prêmio de Física em 1999, que aparece em um vídeo promovendo a Mars One no site de financiamento coletivo Indiegogo. Até agora, as agências espaciais ao redor do mundo só conseguiram enviar sondas robóticas a Marte, sendo a última a Curiosity, da Nasa, estimada em US$ 2,5 bilhões, e que pousou no planeta vermelho em agosto de 2012.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895