Maternidade de Hospital Universitário de Santa Maria fecha pelo terceiro dia consecutivo

Maternidade de Hospital Universitário de Santa Maria fecha pelo terceiro dia consecutivo

UTI neonatal da unidade não pode receber novos bebês por conta da superlotação

Samantha Klein / Rádio Guaíba

publicidade

A maternidade do Hospital Universitário de Santa Maria segue interditada por tempo indeterminado para novas gestantes. A UTI neonatal da unidade está lotada. A Secretaria Estadual da Saúde esclarece que os municípios da região Central já foram notificados sobre a proibição de encaminhar pacientes em gravidez de risco para a unidade de saúde.

A entidade é referência para gestações de alto risco, circunstância em que é necessária a disponibilidade de vagas em UTI neonatal. Segundo o hospital, desde a última sexta-feira, os dez leitos da unidade estão ocupados.

As gestantes de baixo risco devem ser encaminhadas para outros hospitais da região. Em Santa Maria, esses casos podem ser referenciados ao Hospital Casa de Saúde, com capacidade de 25 leitos obstétricos. As mulheres grávidas de baixo risco também podem ser atendidas nos hospitais Caridade, de Santiago, e Santo Antônio, de São Francisco de Assis, que juntos oferecem mais 19 leitos obstétricos.

A reabertura da maternidade do Hospital Universitário vai ocorrer somente quando houver a liberação de vagas na UTI neonatal. Até lá, as gestações de alto risco que derem entrada em algum hospital da região serão notificadas à Central de Regulação do Estado. A gestante vai permanecer internada enquanto a Central estiver monitorando leitos vagos em outros hospitais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895