Mau tempo cancela voo de Cairoli em áreas afetadas por enchentes

Mau tempo cancela voo de Cairoli em áreas afetadas por enchentes

Pantano Grande, São Sebastião do Caí, Gramado e Montenegro decretaram emergência

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Cairoli não conseguiu voar para ver as áreas atingidas

publicidade

O voo que o governador em exercício, José Paulo Cairoli (PSD), previa fazer na tarde desta quarta-feira foi cancelado por conta de más condições do tempo. De helicóptero, a Defesa Civil Estadual pretendia fazer o reconhecimento das áreas atingidas pelas chuvas na região Metropolitana de Porto Alegre e nos Vales do Caí e do Rio Pardo.

Com a persistência das chuvas, os rios seguem subindo, conforme a Defesa Civil, e mais famílias tiveram de sair de casa. Já chega a 50 o número de municípios que registraram danos significativos em decorrência das chuvas intensas dos últimos dias. Pantano Grande, São Sebastião do Caí e Gramado já haviam decretaram situação de emergência até o fim da manhã. Montenegro também recorreu ao decreto no início da tarde. Quase 430 famílias já tiveram de ser removidas a abrigos e casas de amigos ou parentes.

Situação das cidades afetadas

Em São Sebastião do Caí, o rio Caí acabou baixando durante a madrugada. Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, Pedro Gribler, o nível ainda é de 13,4 m, o que impede que as quase 2 mil pessoas que tiveram que sair de casa possam retornar. O nível do rio precisa chegar, de acordo com a Defesa Civil, a 10 m.

Já em Pantano Grande, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Cláudio Rosa, também afirmou que as águas baixaram, mas ainda há indicação da pasta para que as famílias retornem para casa, já que a previsão do tempo ainda é de chuva para os próximos dias. Ao total, 100 famílias estão desabrigadas e 400 casas foram invadidas pelas águas. A prefeitura também decretou situação de emergência.

Em Montenegro, o centro da cidade foi invadido pela água da chuva nessa manhã. No município, o nível do rio Caí está seis metros acima do normal e, por conta disso, a maioria das lojas da região central não abriram hoje. Cerca de 150 pessoas foram retiradas de casa pela manhã e, dessas, 72 estão abrigadas em um ginásio municipal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895