Mau uso da rede de esgoto cria problema no Centro de Porto Alegre

Mau uso da rede de esgoto cria problema no Centro de Porto Alegre

Objetos descartados irregularmente fizeram o cloacal chegar próximo a Casa de Cultura Mario Quintana

Cláudio Isaías

Esgoto cloacal quase se aproximou da entrada da Casa de Cultura Mario Quintana

publicidade

O vazamento de um esgoto sanitário na frente da Casa de Cultura Mario Quintana na rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre, mostrou um problema recorrente na cidade: o mau uso da rede de esgoto pela população. Na semana passada, o esgoto cloacal atingiu um dos mais tradicionais locais de lazer e cultura da cidade com o esgoto chegando próximo da entrada das salas de cinema o que chamou a atenção dos frequentadores do espaço cultural.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi acionado pela direção da Casa de Cultura Mario Quintana. Uma equipe do departamento foi até a rua dos Andradas e realizou na quarta-feira passada a desobstrução da rede de esgoto. No local, foram encontrados, por exemplo, preservativos, plásticos e absorventes.

O Dmae alerta à população para que não jogue papel, plástico, comida, cabelo, cotonetes, tecidos e demais resíduos no vaso sanitário e nas pias das residências. Outra dica do departamento é que o óleo de cozinha tenha um destino correto. Os moradores jamais devem despejar o óleo de soja na pia ou no vaso sanitário. O produto, segundo o Dmae, deve ser colocado em uma garrafa PET e levado a um dos postos de coleta existentes na cidade para que seja reutilizado. Além de contaminar a água, o óleo de soja pode obstruir os encanamentos. Mais informações sobre os postos de coleta no telefone 156.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895