Melo anuncia campanha de conscientização para espaços públicos de Porto Alegre

Melo anuncia campanha de conscientização para espaços públicos de Porto Alegre

Campanha visa engajar e sensibilizar no cuidado de praças e parques e alertar para os problemas provocados pelo descarte irregular de lixos

Felipe Samuel

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Com foco na conscientização da população sobre a importância de manter a cidade limpa, o prefeito Sebastião Melo lançou nesta quarta-feira, no auditório da Cinemateca Capitólio, a campanha publicitária "A gente vive, a gente cuida". A iniciativa - cujo conceito é senso de coletividade - visa engajar e sensibilizar os porto-alegrenses no cuidado de praças e parques e alertar para os problemas provocados pelo descarte irregular de lixos. A campanha reúne cinco abordagens: conservação de praças, capina e corte de grama; asfalto, tapa-buracos; recolhimento de lixo e limpeza; iluminação; e monumentos e artes de rua.

Ao ressaltar que a prefeitura investiu R$ 22 milhões em dragagem e desassoreamento de arroios, valas, bacias e canais nos primeiros 12 meses de contrato, Melo apelou para que a população evite descartar lixos em locais inadequados. “A gente quer buscar a conscientização, o engajamento e a participação de cada cidadão no cuidado com a cidade. São 500 quilômetros quadrados e 93 bairros. São muitas cidades dentro da cidade com as suas peculiaridades. Se cada um fazer uma coisa boa pra cidade, embelezando a cidade, você eleva a alma da cidade”, reforça.

Conforme a prefeitura, desde o início do serviço, já foram recolhidos 3,5 mil pneus, além de sofás, carrinhos de supermercado e pedaços de berço infantil. O prefeito salienta que a prefeitura redobrou as ações de limpeza na cidade em 18 meses de governo. “Boa parte disso, depende do engajamento do cidadão. Por exemplo, a separação do lixo. Muitas vezes o caminhão passa na porta, não encontra o lixo separado. Todos nós andamos pela cidade e a gente vê a qualidade das calçadas da nossa cidade, pode escolher o bairro, que vai ver que tem problemas”, admite.

Melo promete ações para combater um problema recorrente no Centro Histórico: a presença de fezes de animais de estimação. “Vamos tratar da causa animal, que hoje calcula-se que temos aí 500 mil animais domésticos em Porto Alegre para uma população de 1,5 milhão de habitantes”, compara. O secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates, explica que a campanha terá duração de 30 meses. “A ideia é gerar consciência. Isso traz engajamento, participação”, destaca.

 

Confira alguns exemplos de cuidados com a cidade nestes 18 meses:

- Manutenção de vias: investimento de R$ 32 milhões em asfaltamento
- Dragagem: investimento de R$ 22 milhões em dragagem e desassoreamento de arroios, valas, bacias e canais
- Iluminação: 70 mil lâmpadas de LED instaladas
- Parcerias: 130 prefeitos de praças nomeados
- Revitalização de espaços públicos: Elevada da Conceição, viadutos Dom Pedro, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, entre outros
- Resíduos: 388,88 toneladas de resíduos coletadas em 194 comunidades até maio e 69 bairros atendidos em mutirões de limpeza aos domingos


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