Mercado Público retomará horário habitual nesta segunda

Mercado Público retomará horário habitual nesta segunda

Medidas de prevenção interna contra o coronavírus permanecem mantidas

Correio do Povo

Mercado Público volta a funcionar das 7h30min às 19h30min, sempre de segunda-feira a sábado

publicidade

O Mercado Público de Porto Alegre retornará a partir desta próxima segunda-feira ao atendimento no horário habitual das 7h30min às 19h30min, sempre de segunda a sábado. A mudança foi autorizada pelo governo municipal. Segundo a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), o novo horário já era praticado antes do avanço da pandemia do novo coronavírus. As medidas de prevenção interna permanecem mantidas. 

Na manhã de sábado, o movimento foi considerado muito baixo em termos de público. Mesmo assim, a maior procura ficou com os chocolates e outros ingredientes para a Páscoa. No entanto, a presidente da entidade, Adriana Kauer, calculou que a queda nas vendas do produto foi em torno de 60% em comparação ao mesmo período de anos anteriores. 

Páscoa ocorre neste domingo. Foto: Ricardo Giusti 

“Esse percentual poderia ser até menor se não houvesse o movimento do ‘compre de quem faz em casa’. Na primeira semana do anúncio do coronavírus as vendas chegaram a ser negativas com as pessoas devolvendo os insumos. Na segunda semana estabilizou e na última aumentou significativamente, fazendo o percentual aumentar”, avaliou. “Havia uma expectativa de venda maior, porém as duas semanas que ocorreu a estagnação foram cruciais”, acrescentou.

Proprietária da loja 11, Comercial Martini, a dirigente da Associação do Comércio do Mercado Público Central constatou “uma procura não só de produtos para fazer ovos de Páscoa, mas para bolos e receitas com chocolate que pudessem ser compartilhados pela família”. De acordo com ela, as pessoas farão “sua Páscoa dentro de suas casas, então a Páscoa de muitos virá em forma de uma sobremesa”. 

Em relação às medidas de prevenção ao novo coronavírus, Adriana Kauer destacou que o cliente entra na loja somente quando estiver disponível um atendente com o objetivo de “evitar qualquer tipo de aglomerações” dentro das bancas que possuem recinto interno.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895