Mesmo com atendimento estendido, renovação do CadÚnico registra fila noturna em Porto Alegre

Mesmo com atendimento estendido, renovação do CadÚnico registra fila noturna em Porto Alegre

Fasc diz que filas com muita antecedência são desnecessárias e garante força tarefa para cadastro e renovação

Correio do Povo

Primeiro ocupante da fila chegou ao local às 15h de domingo

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Mesmo com o aviso da ampliação do horário de atendimento do CadÚnico, uma fila com cerca de 30 pessoas se formou em frente da Unidade de atendimento, localizada na avenida João Pessoa, 1105. O grupo, que encarou o frio de 9ºC na Capital, chegou horas antes da abertura do serviço para garantir uma das fichas distribuídas no começo da manhã desta segunda-feira.

Desempregados, o casal Jonathan Alves e Ketlyn Silva, moradores do bairro Restinga, foram os primeiros da fila. “Chegamos por volta das 15h”, contou Jonathan. Marta Amelos e as filhas, Maria e Cintia, chegaram logo depois, mesmo sabendo do horário estendido. Mara veio garantir um lugar para o filho, que vai atualizar o cadastro. Já suas filhas, que estão desempregadas, vão se inscrever no sistema que garante os benefícios sociais. “Viemos garantir atendimento amanhã cedo. Nunca se sabe, a gente vai conversando nem notar o tempo passar”, explicou Marta.

A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins, entende que as filas norturnas são desnecessárias. “Nós entendemos a necessidade das pessoas e a importância do Cadastro Único, no entanto nós montamos uma organização para atender as pessoas nos 22 CRAs (Centro de Referência da Assistência Social) e mais três pontos descentralizados”, ressaltou. 

Na unidade da avenida João Pessoa, por exemplo, o novo horário começa partir desta segunda-feira, 18. O atendimento irá  funcionar das 8h às 19h30, sem fechar ao meio-dia. O calendário de mutirões, que terá o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e os locais das novas unidades de atendimento serão informados nos próximos dias.

De acordo com a Normativa Nº3 do Governo Federal, as famílias com a última atualização entre 2016 e 2017 devem regularizar a situação cadastral até 12 de agosto de 2022. Para quem não possui alteração de dados e precisa, apenas confirmar informações, pode efetuar a operação pelo aplicativo do Cadastro Único. Para consultar a situação, basta acessar o site do Ministério da Cidadania neste link.

Foto: Matheus Piccini

Confira os horários de atendimento

De segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia:

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1105 - Das 8h às 19h30

• Vida Centro Humanístico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656, área 6 - Sarandi. Das 8h às 17h

• Sine Municipal: avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico. Das 8h às 17h

 

 


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