Mesmo sem chuva, zona Norte alaga em pontos isolados em Porto Alegre

Mesmo sem chuva, zona Norte alaga em pontos isolados em Porto Alegre

Ventos do quadrante Sul represam água e agravam situação

Karina Reif

Na zona Norte da cidade, a água voltou a cobrir a rua Voluntários da Pátria

publicidade

Mesmo sem ter chovido, o nível do Guaíba voltou a subir em Porto Alegre. Na zona Norte da cidade, a água voltou a cobrir a rua Voluntários da Pátria junto à Estação São Pedro da Trensurb, porém não houve bloqueio total do trânsito. Embaixo da Ponte do Guaíba, também havia pontos de alagamento, assim como na rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientava os motoristas a terem cautela. 

No bairro Ipanema, zona Sul da Capital, houve alagamento no calçadão e na rua em alguns pontos da orla. O mesmo aconteceu no bairro Guarujá, onde a água cobriu as vias e chegou ao pátio das casas. Como não há contenção na região similar a que existe no Centro com o muro da Mauá, os moradores estão preocupados, pois a elevação ocorre de forma muito rápida. Apesar do tempo nublado e da invasão da água, algumas pessoas se exercitavam na avenida Guaíba durante a manhã. Em certos momentos, chegava a fazer ondas, que traziam muito lixo e animais mortos. 

O Sistema Metroclima informou nesta quarta-feira que o nível do Guaíba alcançou 2,70 metros durante a manhã - 24 centímetros inferior ao pico histórico da cheia do sábado. Essa elevação é consequência do ingresso do vento do quadrante Sul que faz represar a água e, portanto, não trata-se da vazão de rios contribuintes. O Jacuí, por exemplo, baixou cerca de 40 centímetros em Triunfo. Os volumes de chuva desde terça-feira foram até agora predominantemente baixos nas bacias que alimentam o lago da Capital. Por isso, não são esperados acumulados que interfiram no agravamento do quadro. 

A chuva e o vento devem ser os focos da atenção. Havia tendência de a chuva aumentar nas bacias dos rios contribuintes, mas em baixa quantidade. Como o nível está extremamente alto, mesmo acumulados de chuva médios próximos de Porto Alegre podem contribuir para atenuar a queda, estancá-la ou mesmo gerar repique. O vento deve seguir soprando do quadrante Sul até o fim de semana, rotando de Sudoeste para Sudeste, ainda conforme o Metroclima. O nível do Guaíba deve seguir alto. A previsão é de que a cheia seja longa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895