Metroplan inicia estudos para ter catamarã no estádio Beira-Rio

Metroplan inicia estudos para ter catamarã no estádio Beira-Rio

Clube manifestou interesse para aumentar potencial turístico e ligar centro de treinamento em Guaíba

Correio do Povo

Clube manifestou interesse para aumentar potencial turístico e ligar centro de treinamento em Guaíba

publicidade

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) espera, para os próximos dias, as primeiras análises de viabilidade técnica para a instalação de um terminal hidroviário próximo ao Estádio Beira-Rio. A avaliação é realizada pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE) a pedido do Inter. O atracadouro é parte do Plano Hidroviário do Rio Grande do Sul, elaborado em conjunto pela Metroplan, EPTC, Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e Marinha.

De acordo com o engenheiro da STE, Sérgio Klein, existem condições favoráveis para desenhar um canal de forma simples no local, sem fazer dragagem para evitar impasse de licença ambiental. Depois de concluídos, os estudos serão homologados na Marinha. A Metroplan deve, então, avaliar e indicar o local do atracadouro.

Com o terminal hidroviário próximo ao estádio, o clube prevê que o turismo no local seja favorecido. Atualmente, cerca de 600 pessoas por dia fazem visita ao campo oficial da Copa do Mundo 2014. Além disso, há previsão da construção de um Centro de Treinamento do Inter em Guaíba. Com o catamarã, o transporte entre os dois pontos se tornaria mais rápido.

O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, projeta, além disso, que Eldorado do Sul, Triunfo, São Jerônimo e Charqueadas sejam os próximos municípios que terão transporte hidroviário. Nesta quinta, a Câmara Municipal de Porto Alegre discute, em reunião pública, o sistema hidroviário da Capital e os pontos de embarque e desembarque do catamarã da zona Sul da Capital. O encontro ocorre na sede do Clube do Professor Gaúcho, em Ipanema.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895