Micos do extinto minizoo da Redenção serão devolvidos ao habitat natural

Micos do extinto minizoo da Redenção serão devolvidos ao habitat natural

Animais ficarão em uma propriedade particular na região de Canela

Correio do Povo

Micos-prego ficarão em uma propriedade privada em Canela

publicidade

Três mico-pregos que viviam no Minizoo Palmira Gobbi Dias, no Parque da Redenção, e outros seis serão devolvidos ao habitat natural na próxima sexta-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Desde dezembro de 2011, os animais foram realocados no Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria, e as equipes do Ibama contaram com o apoio de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles foram coordenados pela bióloga Renata Ferreira, graduada em psicobiologia e fisiologia animal pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Prefeitura da Capital estuda o fechamento do Minizoo da Redenção
Manifestantes protestam na retirada de animais do Minizoo
Animais do Minizoo chegam ao Centro do Estado sem ferimentos
Fortunati visita animais transferidos do minizoo para Santa Maria

“Associamos a experiência desta equipe ao nosso trabalho que é inédito no Brasil. Todos os cuidados foram tomados, até chegarmos a este momento. Os animais foram microchipados, estão com rádio-colar, para um acompanhamento que se estenderá por mais um ano”, revelou médico-veterinário Paulo Wagner, do Ibama.

Os mico-pregos permanecerão na região de Canela, em uma propriedade particular. Nos três meses iniciais, o acompanhado será intensivo e presencial, incluindo a utilização de câmeras para registro de imagens.

“Estamos muito confiantes e convictos com o sucesso desta iniciativa. É um passo importante e libertador para animais que foram retirados da natureza e agora, de forma científica e planejada, retomam a liberdade”, afirmou Wagner, lembrando que a equipe da Ufrn fez um trabalho semelhante no Piauí e com 95% de efetividade.

Outros animais do minizoo

A decisão de se transferir os mais de 80 animais – micos-prego, araras, ratões-do-banhado e jabutis – do Minizoo do Parque Farroupilha foi tomada depois de o Ibama verificar a situação inadequada de alojamento, que comprometia a qualidade de vida das espécies. Principalmente em razão da umidade, ausência de luz solar, ações de vândalos e ruídos causados pelo trânsito do entorno.

No Criadouro Conservacionista São Braz, de Santa Maria, os animais foram separados por espécies e estão muito bem adaptados. As araras se acasalaram e os papagaios ganharam novos parceiros, em recintos espaçosos para poder se movimentar e voar com naturalidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895