Milhares de motociclistas participam de procissão de Nossa Senhora Aparecida

Milhares de motociclistas participam de procissão de Nossa Senhora Aparecida

Romaria começou com a saída do Centro de Porto Alegre

Mauren Xavier / Correio do Povo

Milhares de motociclistas participam de procissão de Nossa Senhora Aparecida

publicidade

Com o som alto dos motores e as mãos erguendo alto os capacetes, milhares de motociclistas foram abençoados na manhã deste sábado, ao lado do Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte de Porto Alegre. Foi lá que se encerrou a tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida, considerada protetora dos motociclistas. A 39ª romaria começou pontualmente às 8h da manhã, com a saída do Centro, passando por avenidas como Farrapos, Sertório e Assis Brasil, até chegar ao Porto Seco.

O trajeto foi acompanhado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que fizeram bloqueios momentâneos nas vias em que a procissão passou. Das calçadas e janelas, as pessoas aplaudiam e vibravam com a passagem das milhares de motociclistas, que buzinavam e aceleravam. A procissão em si foi um espetáculo a parte. Algumas motos foram enfeitadas ou estilizadas especialmente para o evento. Teve quem inclusive levou afixada a imagem de Nossa Senhora ao veículo, em sinônimo de respeito.

Segundo o presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do RS (Sindimoto-RS), Valter Ferreira, a procissão é um momento de pedir proteção, principalmente, em um momento em que o número de motociclistas mortos segue uma crescente. “Não temos muito o que comemorar. Sem o apoio necessário do governo, atuamos fortemente na conscientização dos motociclistas com a segurança no trânsito”, afirmou ele. De janeiro até agosto foram registrados 3.211 acidentes envolvendo motociclistas em Porto Alegre, sendo que 29 pessoas tiveram morte instantânea em função das ocorrências.

Moticiclista há mais de 22 anos, Ronaldo da Silva, não conteve a emoção ao ver a chegada da procissão ao Porto Seco. “Optei dessa vez por não fazer a romaria, mas fiquei aqui esperando ela chegar e assim aproveitar mais. É um evento lindo”, disse ele, sem esconder também a preocupação com o aumento no número de acidentes envolvendo os motociclistas. “É preciso cuidado no trânsito, principalmente dos mais jovens”, disse.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895