Milhares de pessoas participam da procissão de Navegantes em Porto Alegre

Milhares de pessoas participam da procissão de Navegantes em Porto Alegre

Caminhada provocou alterações no trânsito

Correio do Povo

Milhares participam de procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

publicidade

*Com informações da repórter Mauren Xavier

Mais de 100 mil pessoas participaram na manhã desta sexta-feira da tradicional procissão dos Navegantes, em Porto Alegre. Assim como nos outros anos, o trajeto da 143ª festa começou na rua Vigário José Inácio, no centro, e seguiu, pelas avenidas Mauá e da Legalidade e Democracia, até a Sertório. Houve uma série de bloqueios ao trânsito e desvios.

A movimentação começou tranquila, nas primeiras horas da manhã, e aumentou por volta das 8h, quando ruas ficaram completamente ocupadas pelas pessoas. O percurso, de cerca de seis quilômetros, levou em média de duas horas para ser cumprido. Os participantes tiveram ainda que enfrentar o sol forte e as altas temperaturas. Como alternativa para se proteger, teve quem optasse por chapéus e bonés e até utilizasse guarda-chuva.

Além disso, muitos carregavam flores, principalmente nas cores brancas e azul, e prestavam as suas homenagens. Um dos momentos mais marcantes da caminhada foi nas proximidades da estação Rodoviária, quando foram soltos dezenas de balões azuis e houve salva de palmas.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou o trajeto e enalteceu a festa como um dos maiores eventos da cidade, além de uma momento de diálogo. O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, e o vereador Wambert Di Lorenzo também marcaram presença desde o início do evento.

No largo de Navegantes, no final da manhã, houve a celebração presidida pelo arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Segundo o coordenador-geral da festa, Juarez Vasques, mais uma vez o público se fez presente. “Foi uma grande demonstração de superação das dificuldades”, resumiu.

No monitoramento, a Brigada Militar deslocou mais de 100 integrantes para auxiliar na romaria, a pé e em viaturas. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também acompanharam, especialmente no auxílio na orientação aos motoristas em função dos desvios e bloqueios. Com as intervenções no trânsito na Ponte do Guaíba, equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Concepa também estiveram presentes.

O provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, Gustavo Brum, avaliou o evento como “um dos maiores dos últimos anos, por mais que não tivéssemos os recursos necessários”. Ele estima que mais de 500 mil pessoas tenham visitado o santuário até às 20h.

  
Fluvial

Dezenas de embarcações, de diferentes portes, participaram ontem da procissão fluvial. Com navios, lanchas e até canoas foram utilizadas para acompanhar o percurso pelas águas do Guaíba. Parte da concentração ocorreu na colônia de pescadores Z-5, na Ilha da Pintada. Pelo Guaíba, o grupo seguiu em direção ao Gasômetro, depois passou pelo parque Náutico do Estado, retornando até a Ilha da Pintada, em um percurso de cerca de duas horas. Na passagem pela ponte do Guaíba, dezenas de pessoas aguardavam a passagem da procissão. Muitas das embarcações estavam enfeitadas com fitas nas cores azul e branca.



Bloqueios no trânsito

Devido à procissão, o trânsito teve alterações na manhã desta sexta-feira. A avenida Mauá foi bloqueada, sentido Centro, já avenida da Legalidade e Democracia sofreu interdição sentido Litoral. A avenida Sertório, onde fica a igreja e é o ponto final da procissão, ficou bloqueada entre a Legalidade e a avenida Rossevelt. As linhas de ônibus também sofreram alterações.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895