Ministério da Saúde antecipa mais 1,8 milhão de doses infantis da Pfizer para janeiro

Ministério da Saúde antecipa mais 1,8 milhão de doses infantis da Pfizer para janeiro

Nova remessa chega na próxima segunda-feira. Com lote, Brasil fecha mês recebendo 6,1 milhões de doses pediátricas da Pfizer

R7

Chegada das vacinas

publicidade

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, a antecipação de mais 1,8 milhão de doses pediátricas da vacina da Pfizer ainda para janeiro. A previsão é que a nova remessa chegue na próxima segunda-feira e leve até 48 horas para ser distribuída aos estados e ao Distrito Federal. Com o montante, o Brasil encerrará o mês recebendo 6,1 milhões de unidades do imunizante. 

A previsão anterior da pasta era encerrar janeiro com 4,3 milhões de doses da Pfizer. O país também começou a repassar doses da Coronavac destinadas ao público infantil. Nesta semana, os estados e o DF receberam 734 mil unidades produzidas pelo Instituto Butantan.

O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, anunciou a antecipação de mais doses e detalhou o cronograma de entrega para fevereiro. "A estimativa é a chegada de 5,4 milhões de imunizantes da Pfizer, distribuídas em três voos com aproximadamente 1,8 milhão de doses cada", escreveu, pelas redes sociais. A previsão é de que as doses cheguem nos dias 10, 17 e 24 de fevereiro, por avião. 

Cruz também usou as redes sociais para comemorar que o filho mais velho, de 5 anos, recebeu a vacina contra a Covid-19. Benício foi imunizado pelo próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Pela idade, o filho do secretário foi imunizado com a dose da Pfizer, autorizada para o público a partir de 5 anos. Assim como as crianças até 11 anos, Benício recebeu um terço da dosagem destinada para pessoas com 12 anos ou mais e irá tomar a segunda dose após oito semanas da primeira aplicação. 

No caso das crianças imunizadas com a Coronavac, o intervalo indicado é de 28 dias. A dose é a mesma da utilizada em adultos, por isso os estados que já tinham em estoque a vacina do Butantan estão autorizados a usá-la no público infantil. Diferente da Pfizer, a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite aplicação a partir dos 6 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895