Ministério da Saúde investiga caso suspeito de ebola em Belo Horizonte

Ministério da Saúde investiga caso suspeito de ebola em Belo Horizonte

Homem, de 46 anos, foi internado após chegar da Guiné

Correio do Povo

publicidade

O Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informam que a Unidade de Pronto Atendimento da Pampulha, em Belo Horizonte, um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. O homem, de 46 anos, vindo da Guiné, chegou ao Brasil no dia 6 de novembro e deu entrada nessa terça, às 20h, na instituição de Saúde da capital mineira. Ele começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça no último dia 8.

O paciente foi isolado na unidade e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de ebola, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e ao Ministério da Saúde. No momento, a UPA Pampulha não está recebendo novos pacientes.

O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e de Minas Gerais. Todos os pacientes e profissionais da unidade que tiveram contato com ele foram orientados e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O paciente deverá ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola, seguindo protocolo de segurança. A transferência será realizada ainda nesta quarta em avião da Força Área Brasileira.

Transmissão

O ebola é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895