Mobilidade urbana é tema de fórum em Porto Alegre

Mobilidade urbana é tema de fórum em Porto Alegre

Plano Municipal de Mobilidade Urbana da Capital foi debatido no evento

Correio do Povo

Soletti destacou intercâmbio de conhecimento em fórum

publicidade

Autoridades de trânsito do Estado participaram, na tarde desta quinta-feira, do primeiro dia do 2º Fórum Gaúcho de Mobilidade Urbana, evento promovido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. No encontro, que segue ao longo do dia de hoje e é realizado na Capital, estiveram em discussão problemas comuns aos municípios gaúchos em termos de Transporte Público e Mobilidade Urbana.

Entre os assuntos abordados estão o Plano Municipal de Mobilidade Urbana da Capital, que deve ser concluído até o fim deste ano, as novas tecnologias, a crise da mobilidade urbana no Brasil, a valorização da vida, os custos dos acidentes de trânsito e os custos do transporte público. Conforme o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, melhorar a qualidade de vida através da mobilidade é o enfoque do encontro.

“Entendemos que a cidade, o plano diretor e como as pessoas se locomovem, é um núcleo e, em torno disso, está o meio ambiente e a questão energética. Estes conjuntos podem estar ligados à qualidade de vida das pessoas, desde que sejam pensados dentro do mesmo projeto”, explicou. Segundo Pires, as cidades crescem cada vez mais e o planejamento do transporte, seja privado ou público, precisa ser alterado constantemente. “A lógica montada nas cidades brasileiras foi burra e agora só podemos amenizar”, enfatizou.

O plano de mobilidade da Capital está sendo elaborado conta com o apoio técnico da ONG World Resources Institute (WRI). O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, afirmou que a intenção, na 2ª edição do encontro, é debater sobre a Mobilidade Urbana na busca de soluções e boas práticas para a área. “Podemos agregar o conhecimento de profissionais de outras partes do Brasil e municípios do interior do Estado, somando diversas ideias ao nosso Plano de Mobilidade. São reflexões que vão nos ajudar a criar soluções mais eficazes para Porto Alegre, em curto, médio e longo prazo”, destacou.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio, é um momento especial. “Promover o debate e dividir situações com outros municípios é de extrema importância. Também podemos buscar, através da experiência de outras regiões, o que é o objetivo de todos que é o transporte público de qualidade e com menor custo”, disse. Segundo ele, Porto Alegre está no caminho certo. “Vamos concluir o Plano de Mobilidade Urbana no final do ano e levar à Câmara de Vereadores. Estamos atentos às melhorias necessárias para uma situação que é difícil no mundo inteiro”, enfatizou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895