Montagem dos piquetes no Parque Harmonia avança para Semana Farroupilha

Montagem dos piquetes no Parque Harmonia avança para Semana Farroupilha

Os gaudérios têm até o dia 31 de agosto para finalizarem os galpões

Giullia Piaia

publicidade

A montagem dos piquetes para o Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, começou no dia 13 e já está, em sua maior parte, feita. Os gaudérios têm até o dia 31 de agosto para finalizarem suas "casas", o que não deve ser um problema, visto que a maioria está bem encaminhada - para a alegria dos patrões, após dois anos sem a festividade.

Oberon Dalbar Silva Dos Santos, de 69 anos, é um deles. Há 21 anos tem seu piquete no Parque Harmonia e aguardou pacientemente a volta da comemoração. "Foi péssimo", define os anos que teve que ficar sem o acampamento. "A gente não vê os amigos, não cultua a tradição como deve ser, de forma correta. Sentimos muita saudade, isso aqui é tudo para a gente", conta.

O piquete de seu Oberon, o C057, é um dos poucos que já está com sua identificação: "Maragatos da Zona Sul" e que já conta com a presença do patrão e da patroa. Desde o dia 13, eles dormem em um quarto construído na parte traseira do galpão e nem o barulho da construção dos piquetes ao lado os faz voltar pra casa. "Eu gosto das amizades, eu gosto da tradição gaúcha, eu gosto de usar bombacha 24 horas por dia. Nada aqui me faz mal, fico imensamente feliz", diz, com um sorriso.

Foto: Matheus Piccini

Aos domingos, quatro gerações da família se reúnem para comer um churrasco, para a alegria de seu Oberon. "Meu neto vai completar um ano aqui no piquete, já colocamos os balões. Meu filho se mudou para Santa Catarina, mas está aqui comigo todos os anos, sem falhar", garante.

Os galpões medem 100 metros quadrados cada um e irão abrigar entidades, associações, centros de tradições gaúchas e famílias de Porto Alegre, Região Metropolitana e até de Brasília.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895