Moradores da zona Sul afirmam terem visto jacarés no Guaíba

Moradores da zona Sul afirmam terem visto jacarés no Guaíba

Bióloga afirma que possibilidade não está descartada

Karina Reif

publicidade

Com a elevação do nível do Guaíba, animais estão se deslocando e ficando mais próximos das regiões urbanas. Na última semana, ratões do banhado foram encontrados em condomínios e estabelecimentos da zona Norte da Capital. Alguns moradores da zona Sul afirmam terem visto jacarés nas águas e estão apavorados com a possibilidade de ataques. A bióloga da Equipe de Fauna Silvestre Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) Soraya Ribeiro disse que não houve registro do aparecimento de jacaré pelos técnicos, mas a possibilidade não está descartada, pois se sabe da existência da espécie conhecida como papo amarelo em Porto Alegre.

“Já foi registrada a presença dele no Guaíba, perto da Usina do Gasômetro, no Lami e até na zona Norte na região de banhado”, afirmou. Nunca se soube de ataque do réptil em Porto Alegre. A orientação, segundo ela, é manter distância. Caso o animal esteja próximo, a indicação é chamar a Smam pelo (51) 3289-7517 ou o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. “É um animal silvestre e as pessoas não devem matar, nem tentar capturar, porque ele vai voltar ao local de origem dele, que normalmente é perto de banhados”, disse.

O biólogo da seção de Vertebrados do Museu de Ciências Naturais da Fundação de Zoobotânica, Roberto Baptista de Oliveira, disse que a presença do jacaré é bem comum na bacia do Guaíba e no Rio Jacuí. “Já houve registro até na saída do Arroio Dilúvio.” Conforme ele, os animais não costumam representar riscos à população, porque preferem se distanciar das zonas urbanas. “Eles não saem do Guaíba para atacar. Eles se alimentam de moluscos.”

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895