Moradores protestam contra BM em ação de reintegração de posse no Jardim Carvalho

Moradores protestam contra BM em ação de reintegração de posse no Jardim Carvalho

Residências foram construídas em área de preservação e próximas da rede de alta tensão

Claudio Isaías

Moradores protestam contra BM em ação de reintegração de posse no Jardim Carvalho

publicidade

A Brigada Militar cumpre uma ação de reintegração de posse de duas casas da rua Altos da Colina, no bairro Jardim Carvalho, zona Leste de Porto Alegre. Ambas estavam em uma Área de Preservação Permanente (APP) e próximas da rede de alta tensão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Os moradores da região protestam contra a decisão montando barricadas para impedir o acesso dos policiais.

Em razão da manifestação que não aceitavam que as duas casas fossem retiradas foi necessária a presença dos policiais militares do 20º BPM. A operação contou ainda com uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Samu.

A assessoria da CEEE informou que os moradores estavam embaixo de uma rede alta tensão de 230 mil volts e existia o risco de uma tragédia em razão da proximidade das residências da rede. A empresa entrou com o pedido de reintegração de posse na Justiça no ano passado. As duas casas embaixo da rede de alta tensão teriam sido construídas em dezembro de 2016 na APP, o que não é permitido por lei.

A doméstica Terezinha da Silva de Oliveira Vargas afirmou que a sua família não tem para onde ir. “Sou trabalhadora e não tenho condições de comprar uma casa em outro lugar. Porque deixaram a gente construir e agora vão nos retirar”. Ela vive na rua Altos da Colina com o marido, que está desempregado, a filha e a neta. A moradora Elisa Rodrigues que participou do protesto reclamou da truculência da Brigada Militar. “Todos aqui no morro são trabalhadores e não temos condições de morar em outro lugar”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895