Moradores reclamam da coloração da água no bairro Menino Deus

Moradores reclamam da coloração da água no bairro Menino Deus

Segundo residentes da região, o acúmulo de sujeira chega a deixar o líquido quase preto

Henrique Massaro

publicidade

Moradores do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, têm tido problemas com a água nas residências. A substância, que deveria ser incolor, por vezes tem saído escura das torneiras. O acúmulo de sujeira chega, inclusive, a deixar o líquido quase preto.

De acordo com um morador, o problema ocorre sempre que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza procedimentos na rua. O homem, que não quis se identificar, mora na rua Barão do Cerro Largo desde 1985 e disse que o problema da coloração da água existe desde aquela época. Recentemente, no entanto, a presença de sujeira tem chamado mais atenção, deixando inclusive as roupas manchadas depois de lavadas.

Foto: Alina Souza

Em um copo d’água, é possível ver o acúmulo de sujeira preta no fundo e, segundo o morador, isso ocorre tanto na água que vem direto da caixa, como na que passa pela filtragem instalado por ele. Ao retirar o filtro, a quantidade de resíduos vista é ainda maior.

Nenhuma reclamação

De acordo com o Dmae, nenhuma reclamação sobre a qualidade da água foi registrada nessa rua ou região da cidade. O Departamento, em nota, informou que na terça-feira passada foi consertado um vazamento na esquina das ruas Silveiro e Sinke, que causou interrupção no abastecimento por mais de cinco horas.

“Após desabastecimentos prolongados como esse, é comum ocorrer o chamado “arraste” de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da canalização e se desprendem devido à pressão da água durante o retorno do abastecimento”, comunicou.

O Dmae também orientou não consumir a água até a normalização e registrar ocorrência pelo telefone 156, opção 2, para lavar a rede distribuidora ou o ramal domiciliar, conforme o caso.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895