Moradores relatam momentos de pânico em Xanxerê durante tornado

Moradores relatam momentos de pânico em Xanxerê durante tornado

Estimativa inicial é de que mais de 500 casas tenham sido atingidas pelo evento

Correio do Povo

Estimativa inicial é de que mais de 500 casas foram atingidas pelo evento

publicidade

Moradores de Xanxerê, em Santa Catarina, relatam momentos de pânico durante a passagem de um tornado na cidade. O evento ocorreu nessa segunda-feira e durou cerca de cinco minutos. Os estragos, no entanto, ainda são incalculáveis segundo a prefeitura da cidade. 

Muitas famílias perderam tudo e terão que recomeçar do zero. A professora Helen Bressanelli disse que não estava em casa no momento do tornado, mas que ao chegar no local viu todo o imóvel destruído. O aposentado Antônio Lavato contou que se abraçou na esposa e na neta com medo que tudo fosse levado pela força dos ventos.

O Grupo de Ações Coordenadas do Estado (Grac) contabilizou mais de mil desabrigados e um volume ainda não calculado de residências destelhadas e postes derrubados. A estimativa inicial é de que mais de 500 casas tenham sido atingidas.

O número de feridos ainda passa por levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Duas mortes foram registradas durante a passagem do fenômeno. Até o momento, há informações sobre a queda de cinco torres de energia, ocasionando a interrupção do fornecimento a 200 mil unidades consumidoras.

A Defesa Civil do estado já disponibilizou, 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. Parte desses itens de auxílio humanitário já foram destinados. Outros devem chegar aos flagelados durante a noite na manhã desta quarta-feira.

Por determinação do governador Raimundo Colombo, todas as instituições do governo de Santa Catarina devem atuar de maneira integrada para atender os flagelados. 

Confira a reportagem:




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895