Moradores usam areia e resto de obra para tapar buracos na zona norte de Porto Alegre

Moradores usam areia e resto de obra para tapar buracos na zona norte de Porto Alegre

Prefeitura da Capital prometeu uma conservação emergencial

Felipe Uhr

Prefeitura promete fazer reparos pontuais na via

publicidade

Depois de meses de reclamações em relação aos diversos buracos na rua Ibanez André Pitthan Souza, no bairro Jardim Sabará, na zona Norte de Porto Alegre, os moradores da região já não sabem mais o que fazer. O problema é antigo e nem mesmo as inúmeras ligações para os órgãos competentes solucionaram as dificuldades de transitar pela rua.

"Abri mais de um chamado com a prefeitura e nada", reclama o analista de sistemas, Thiago Luiz Baruffi Fettermann. Com a ausência do poder público, os moradores tentam resolver pelos próprios meios. "O pessoal da rua acabou colocando arreia ou resto de obra pra tentar resolver". 

Quem chega no começo da via vê de longe a situação em que se encontra o asfalto com incontáveis buracos. Um deles, na frente do estabelecimento de João Carlos da Silva, estava tão grande que um vizinho colocou areia. “E o pior é que estraga, não é o certo”, comenta João. Há 50 anos morando ali, ele é do tempo em que a rua era de chão batido e não tinha iluminação. Viu o asfaltamento ser feito e com o tempo, o deterioramento da via. "Faz tempo que não fazem nada e o certo seria fazer um serviço completo e não só o remendo". 

Na Guadalajara e a José Finkler, ruas vizinhas, o problema não é tão crítico. Mesmo que na José Finkler seja perceptível o antigo revestimento de pedra da rua nos locais onde o asfalto já não existe, o problema não é pior que a buraqueira da rua Ibanez. "Na rua de cima, na Irmão Inocêncio Luís eles fizeram todo recapeamento, somente aqui que não", lembra outro morador da Ibanez, o aposentado Gilson Dadald que ressalta que também já ligou para o 156 mas que nunca adiantou. 

Ao ser questionada, a Prefeitura prometeu uma conservação emergencial (mais pontual, a fim de reparar buracos), neste sábado na rua Ibanez. Enquanto se espera pelos recursos para recapeamentos inteiro, a SMSUrb realiza as manutenções e para isso mantém equipes distribuídas na cidade, realizando vários tipos de serviços, como a recuperação estrutural e funcional até as conservações emergenciais, que tem como foco o conserto de desníveis e buracos pontuais. No entanto, a Secretaria alega também que o período de chuvas impede o trabalho das equipes e também contribui para a degradação do asfalto, por isso as ruas podem apresentar mais problemas. 

Os contribuintes podem auxiliar a prefeitura com o registro de ocorrências por meio do sistema 156, seja pelo telefone ou pelo aplicativo 156+POA, no qual podem ser inseridas fotografias que auxiliam uma vistoria prévia e, portanto, agilizam o serviço.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895